domingo, 5 de setembro de 2010
Coco Chanel & Igor Stravinsky
A estilista Coco Chanel ficou mundialmente conhecida pelo uso de alguns acessórios como: pérolas, bolsa matelassê com alças feitas de correntes douradas, a camélia colocada na lapela e, como não poderia deixar de ser mencionado, o famoso perfume Chanel nº 5 ( a atriz Marylin Monroe deu mais popularidade ao perfume quando, em 1955, numa entrevista, disse que para dormir usava apenas cinco gotas de Chanel nº 5).
É fácil associarmos o nome de Coco Chanel - seu nome era Gabrielle Bonheur Chanel - à alta costura francesa. O que para muitos pode ser uma novidade é saber que houve um romance entre ela e o músico Igor Fiodorovitch Stravinsky.
O filme gira em torno dessa história, como bem anuncia o título. O primeiro contato entre os dois se dá quando Stravinsky, pela primeira vez, exibe ao público a obra Sagração da Primavera, vaiada por ter sido considerada moderna demais para a época. Chanel, presente ao teatro, por ser uma mulher à frente de seu tempo, se encanta imediatamente com a obra.
Os dois vão se reencontrar sete anos após esse episódio. Ela está viúva do milionário inglês Arthur Boy Capel e Stravinsky se exila na França na época da Revolução Russa. Chanel sente-se atraída pelo compositor e o convida para ir com a famíla para a sua casa de campo. Essa aproximação é o que faltava para o início de um romance entre os dois.
Elenco: Anna Mouglalis, Mads Mikkelsen, Yelena Morozova.
Direção: Jan Kounen - França/2009
Curiosidades:
Frases famosas ditas pela estilista.
"Vista-se mal e notarão o vestido. Vista-se bem e notarão a mulher."
"A moda sai de moda, o estilo jamais."
"Para ser insubstituível na vida, você precisa ser diferente."
"Uma mulher precisa de apenas duas coisas na vida: um vestido preto e um homem que a ame."
"O dinheiro nunca significou muito para mim, mas a independência (conseguida com ele), muito."
Eu não entendo como uma mulher pode sair de casa sem se arrumar um pouco - mesmo que por delicadeza. Depois, nunca se sabe, talvez seja o dia em que ela tem um encontro com o destino. E é melhor estar tão bonita quanto for possível para o destino."
"Onde uma mulher deve usar perfume?', perguntou-me uma moça. 'Onde ela quiser ser beijada', eu respondi."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário