domingo, 20 de junho de 2010

Esquadrão Classe A



Para quem não sabe, "Esquadrão Classe A" foi uma série de televisão exibida pela rede NBC entre 1983 e 1987. No Brasil, a série foi exibida entre 1984 e 1986.

O título original da série é "A- Team" e, com a suposta tradução para "Esquadrão Classe A", perde-se o real significado da expressão. "A-Team refere-se à designação das subunidades básicas das Forças Especiais do  Exército dos EUA, a que, supostamente, as personagens da série teriam pertencido. A letra "A" significa "away" e o termo "A-Team" significa "Grupo Avançado", utilizado para os destacamentos que iam à frente das tropas, em território inimigo, reconhecendo o terreno e preparando o avanço das forças militares." Fonte: Wikipedia.

Explicações à parte,  vamos ao que interessa: o filme, baseado na série, é muito bom! Tem um roteiro bem escrito com algumas reviravoltas e muitas cenas de ação. E a escolha do elenco foi super bem acertada! Há uma "química" entre os quatro principais atores, fazendo com que o filme flua muito bem. Imagino que os quatro devem ter se divertido muito no set de filmagem.

O tal esquadrão é formado por quatro caras, cada qual com uma personalidade diferente. O somatório dessas personalidades dá vida a esse grupo bastante especial.

Elenco: Liam Neeson, Bradley Cooper, Quinton Jackson, Sharlto Copley, Jessica Biel, Patrick Wilson.
Direção: Joe Carnahan - EUA/2010
Curiosidade: Quinton Jackson era lutador de vale tudo e, antes de acertar sua presença em Esquadrão Classe A, tinha acertado uma luta contra Rashad Evans, em 22 de setembro de 2009. Devido ao filme Jackson não pôde participar desta luta, o que o colocou em conflito com Dana White, presidente da UFC. Como consequência, Jackson anunciou em seu site oficial que estava abandonando o esporte.  
Fonte: site Adoro Cinema.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Instituto Inhotim






Antes de ir a Belo Horizonte, como costumo fazer quando viajo, preparei um roteiro do que vale a pena ser visitado na cidade.

O Instituto Inhotim constava como uma atração obrigatória. No entanto, nenhum texto faz jus ao que se encontra ao chegar lá.

Trata-se de um espaço que reúne um riquíssimo acervo de arte contemporânea de artistas nacionais e estrangeiros. As obras encontram-se em galerias e ao ar livre. Importantes artistas como Cildo Meireles, Adriana Varejão, Helio Oiticica, Edgard de Souza, Amilcar de Castro, Tunga têm seus trabalhos expostos.

Em relação às obras ao ar livre, é importante ressaltar que estão localizadas ao lado de belos jardins, minuciosamente projetados.

Os jardins e lagos merecem um capítulo à parte. Há uma grande variedade de plantas que não são dispostas aleatoriamente. Há um grandioso projeto paisagístico em cena. Tanto que em abril desse ano, "o Inhotim recebeu o título de Jardim Botânico da Comissão Nacional de Jardins Botânicos (CNJB)."

Para quem não quer percorrer o Instituto e prefere contemplar a paisagem ou ler um bom livro próximo aos lagos, foram construídos deques com esse fim.

Patos, cisnes, esquilos e aves fazem parte do belo cenário que nos convida a relaxar para apreciarmos cada espaço da melhor forma possível.

Lanchonetes estão bem distribuídas ao longo do Instituto. Os banheiros são limpíssimos. Os funcionários são  treinados porque são super educados!

Como algumas obras ficam bem distantes, o Instituto disponibiliza carrinhos elétricos que nos levam aos locais mais longínquos. O custo é de R$ 10,00 por pessoa e pode-se utilizá-los quantas vezes quiser durante a visita ao Inhotim.

Enfim, dá um orgulho danado percorrer um lugar assim, aqui no Brasil. As pessoas se gabam de falar dos museus na Europa, de enaltecer o que está lá fora ou o que vem de fora, e o Inhotim é um exemplo de projeto que deu muito certo. Espero me deparar com outros "Inhotim" pelo Brasil!

Serviço:

O Instituto Inhotim fica em Brumadinho, a 60 quilômetros de Belo Horizonte.
Dias e horários: quartas, quintas e sextas (9h30 às 16h30) / sábados, domingos e feriados (9h30 às 17h30).
Valor do ingresso: R$ 16,00 (tem meia entrada para estudantes e maiores de 60 anos)
Mais informações: http://www.inhotim.org.br/

Cartas para Julieta



Você gosta de filmes românticos? Ponto para "Cartas para Julieta".
O filme é simples e gostoso de se assistir.

Imagine a seguinte situação: você teve uma grande paixão há 50 anos e a deixou escapar.
Eis que surge uma oportunidade, graças ao empenho de uma mocinha, de promover o reencontro entre você e essa pessoa tão especial. Isso, mais algumas "coisinhas" previsíveis no roteiro, servem para que essa mesma mocinha reavalie sua vida e vá em busca do seu verdadeiro amor. Pronto. Está dada a receita desse bolo, que adianto, não sola.


Agora, imagine tudo isso acontecendo, nada menos, nada mais, que em Verona, cidade italiana conhecida pela história de Romeu e Julieta, uma das mais românticas de que se tem conhecimento. E, romance que se preza, tem que apresentar uma trilha sonora caprichada.

Tim-tim!!!

Elenco:  Amanda Seyfried, Gael Garcia Bernal, Vanessa Redgrave, Christopher Egan, Franco Nero.
Direção: Gary Winick - EUA/2010
Curiosidade: Vanessa Redgrave e Franco Nero são casados na vida real. Fonte: site Adoro Cinema

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Avenida Q



Avenida Q é um musical. É importante que se diga logo de cara porque nem todo mundo gosta de musicais. E o grande barato é que, em cena, há pessoas e bonecos. Todos moram em uma vizinhança conhecida como Avenida Q.

São várias personagens em busca de uma vida melhor, à procura de um rumo ou até mesmo de um amor. Tudo é tratado com muito humor! Um aviso importante: a presença de bonecos não quer dizer que se trata de um espetáculo para crianças. Assuntos como sexo e pornografia na internet são abordados e há cenas em que palavrões e expressões mais vulgares são ditos.

O trabalho dos atores, principalmente aqueles que manipulam os bonecos, é muito interessante! Em várias ocasiões, a impressão que se tem é que há um encaixe perfeito do rosto do boneco com o corpo da pessoa. Isto significa um cuidadoso trabalho corporal. Os bonecos ganham vida por meio de vozes e movimentos meticulosamente estudados.

O espetáculo surgiu em março de 2003 no circuito off-broadway. Em julho do mesmo ano começou a temporada na Broadway. "Avenida Q" conquistou vários prêmios.

Atores: Roberto Donadelli, Marilice Cosenza, Marcos Lanza, Jonathas Joba, Carla Masumoto etc.

Diretores: Claudio Botelho, Charles Möeller e Christina Trevisan.

Serviço:
Teatro Carlos Gomes
Praça Tiradentes, 19 - Centro
Sextas: 17h e às 20h

Sábados: 17h e às 20h
Domingos: 17h
Até o dia 13 de junho.

Sex and the City 2



É claro que podemos ter as nossas expectativas frustradas ou atendidas quando decidimos assistir a um filme. Mas, também, é preciso que tenhamos uma boa dose de bom senso. O que quero dizer com isso? Que quando se vai ao cinema para assistir a "Sex and the City 2", não se pode esperar uma obra cinematográfica. Mas diversão e boas gargalhadas estão garantidas.

Eu adorava ver o seriado na televisão! Fui ao cinema para assistir "Sex and the City" e agora "Sex and the City 2". Para quem não sabe, temos em cena quatro amigas com personalidades diferentes: a workholic (Miranda), a ninfomaníaca (Samantha), a romântica (Charlotte) e ...Nossa, como Carrie pode ser definida? A palavra "consumista" me veio à mente. Não sei se é a mais adequada. Ajudem-me, por favor!

Curiosamente, achava que iria me deparar com um filme bem mais fútil. Sim, há o merchandising de várias marcas, mas o que mais me surpreendeu é que há uma estória interessante. São discutidos pontos como a rotina de um casamento; o papel da maternidade quando a mulher também opta por trabalhar fora; idealizações e realidades sobre o que é ser mãe; a menopausa e suas consequências; as diferenças culturais nos mundos ocidental e oriental. É claro que há exageros, mas fazem parte da brincadeira.

Sinceramente, gostei! Eu me diverti. E o que mais eu poderia esperar? Está de ótimo tamanho!!!

Elenco: Sarah Jessica Parker, Kim Cattrall, Cynthia Nixon, Kristin Davis, Chris Noth, John Colbert, Willie Garson, Penélope Cruz. Participação de Liza Minnelli. 
Direção: Michael Patrick King - EUA/2010.
Curiosidade: a cantora Victoria Beckhman, ex- integrante do grupo musical Spice Girls, fez o possível para integrar o elenco do filme. Fonte: site Adoro Cinema

terça-feira, 8 de junho de 2010

Fúria de Titãs


Pra começo de conversa, é bom que se diga aos apreciadores da mitologia grega: o filme, de ficção, é baseado em histórias da mitologia, mas com total liberdade de mudanças.

Pronto. Dito isso, temos um filme repleto de ação e com vários efeitos especiais. É um delicioso "cinema pipocão", que cumpre com o seu objetivo maior: divertir.

É uma verdadeira odisséia ver Perseu enfrentar tantos obstáculos para alcançar o que deseja. Quem, por exemplo, nunca ouviu falar em Medusa? Aquele que se defronta com ela e a encara, acaba transformado em uma estátua de pedra.

Eu, particularmente, gostei bastante porque fui ao cinema com apenas uma intenção, que foi muito bem atendida. Vá e tire suas próprias conclusões.

Elenco: Sam Worthington (Perseu), Ralph Fiennes (Hades), Liam Neeson (Zeus), Alexa Davelos (Andrômeda), Gemma Arterton (Io) etc.
Direção: Louis Leterrier
EUA / Reino Unido - 2010