quinta-feira, 17 de junho de 2010

Instituto Inhotim






Antes de ir a Belo Horizonte, como costumo fazer quando viajo, preparei um roteiro do que vale a pena ser visitado na cidade.

O Instituto Inhotim constava como uma atração obrigatória. No entanto, nenhum texto faz jus ao que se encontra ao chegar lá.

Trata-se de um espaço que reúne um riquíssimo acervo de arte contemporânea de artistas nacionais e estrangeiros. As obras encontram-se em galerias e ao ar livre. Importantes artistas como Cildo Meireles, Adriana Varejão, Helio Oiticica, Edgard de Souza, Amilcar de Castro, Tunga têm seus trabalhos expostos.

Em relação às obras ao ar livre, é importante ressaltar que estão localizadas ao lado de belos jardins, minuciosamente projetados.

Os jardins e lagos merecem um capítulo à parte. Há uma grande variedade de plantas que não são dispostas aleatoriamente. Há um grandioso projeto paisagístico em cena. Tanto que em abril desse ano, "o Inhotim recebeu o título de Jardim Botânico da Comissão Nacional de Jardins Botânicos (CNJB)."

Para quem não quer percorrer o Instituto e prefere contemplar a paisagem ou ler um bom livro próximo aos lagos, foram construídos deques com esse fim.

Patos, cisnes, esquilos e aves fazem parte do belo cenário que nos convida a relaxar para apreciarmos cada espaço da melhor forma possível.

Lanchonetes estão bem distribuídas ao longo do Instituto. Os banheiros são limpíssimos. Os funcionários são  treinados porque são super educados!

Como algumas obras ficam bem distantes, o Instituto disponibiliza carrinhos elétricos que nos levam aos locais mais longínquos. O custo é de R$ 10,00 por pessoa e pode-se utilizá-los quantas vezes quiser durante a visita ao Inhotim.

Enfim, dá um orgulho danado percorrer um lugar assim, aqui no Brasil. As pessoas se gabam de falar dos museus na Europa, de enaltecer o que está lá fora ou o que vem de fora, e o Inhotim é um exemplo de projeto que deu muito certo. Espero me deparar com outros "Inhotim" pelo Brasil!

Serviço:

O Instituto Inhotim fica em Brumadinho, a 60 quilômetros de Belo Horizonte.
Dias e horários: quartas, quintas e sextas (9h30 às 16h30) / sábados, domingos e feriados (9h30 às 17h30).
Valor do ingresso: R$ 16,00 (tem meia entrada para estudantes e maiores de 60 anos)
Mais informações: http://www.inhotim.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário