domingo, 18 de abril de 2010

Celtic Legends: uma apresentação esplendorosa





Há alguns anos, estava vendo televisão em casa e me deparei com a apresentação de um grupo que dançava magnificamente. Lembro de ter ficado boquiaberta diante daquela apresentação! Afinal, havia uma sintonia e sincronicidade impressionantes! O grupo era o Riverdance, que apresentava um espetáculo de sapateado irlandês. E o líder do grupo, Michael Flatley, era simplesmente um assombro. Que descoberta maravilhosa!

Eis que, no dia 16 de abril de 2010, o Rio de Janeiro recebeu o grupo Celtic Legends para uma única apresentação. O grupo, criado em 2002, na Irlanda, já fez mais de 1000 apresentações em todo o mundo.
Apresentam um show de música ao vivo e dança, mostrando um pouco da cultura da Irlanda. Os artistas são provenientes de Galway, Dublin e Belfast.

Não quero fazer uma comparação entre Riverdance e Celtic Legends porque me pareceria injusta. Mas foi necessário que conhecesse o trabalho do primeiro grupo para ter a certeza de que ia gostar do que o segundo apresentaria.

São cinco músicos em cena. Como a música folclórica irlandesa apresenta fortes traços da música celta, temos a presença dos seguintes instrumentos: tin whistle (espécie de flauta), violino, acordeon, violão e o tambor bodhrán. As músicas irlandesas têm uma melodia própria. Segundo o jornal Le Monde, "a música tocada ao vivo é de cortar a respiração". E é mesmo. O virtuosismo da violinista é de arrepiar!

Além dos músicos, há um grupo de 15 jovens bailarinos, muitos deles vencedores de campeonatos internacionais. As coreografias são de Ger Hayes, solista do musical "Lord of the Dance". Visivelmente, o destaque fica com um rapaz franzino, que empolga a platéia quando entra em cena. Não é pra menos. Parece ter asas nos pés como o deus grego Hermes.

Foi uma apresentação esplendorosa! E, certamente, os integrantes do Celtic Legends souberam o quanto deixaram os cariocas felizes. Afinal, as manifestações de satisfação foram muitas. Típicas do povo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário