terça-feira, 25 de maio de 2010

World Press Photo 2010





     Eis a 53ª edição da mais importante exposição internacional de fotojornalismo. E o Rio de Janeiro é a única cidade do Brasil a receber a exposição.



     A cada ano, as melhores imagens publicadas na imprensa são premiadas. Há fotos de 2009 dos fatos mais relevantes nas áreas de economia, política, esportes, cultura e até natureza.

     A foto do ano (acima) é do italiano Pietro Masturzo, que mostra o protesto de uma mulher, através do grito, em um telhado em Teerã. A foto foi tirada na noite seguinte às eleições presidenciais no Irã.

     Foram 101.960 imagens inscritas, enviadas por 5.847 fotógrafos de 128 países.

     O Brasil está representado pelo trabalho de Daniel Kfouri, que ficou com o terceiro lugar na categoria "Esporte e Ação".

     O mais interessante é que, ou ficamos sabendo de vários fatos históricos a partir das imagens exibidas. Ou acontecimentos conhecidos tomam uma outra proporção ao nos depararmos com as imagens. Um exemplo é a foto em que uma mãe abraça o filho que perdeu 40% do cérebro na guerra contra o Iraque.

     Outra foto mostra um homem condenado por adultério na Somália. Ele é apedrejado até a morte. Sabemos que o apedrejamento faz parte de outras culturas, mas ver as imagens desse ato torna tudo muito mais chocante.

      Sem dúvida alguma, é um programa obrigatório para quem gosta de fotografia, de história, de comunicação!!!

Fonte: sites Vizoo e Overmundo





Serviço:
Caixa Cultural RJ
Av. Almirante Barroso, 25 - Centro
Terça a sábado, das 10h às 22h
Domingo, das 10h às 21h
Entrada franca
Até o dia 26 de junho.

2 comentários:

  1. Oi, Déa Azpi,
    O blog está ótimo. Não só pela escolha dos temas mas também pelo estilo do texto e pelos comentários.
    Vou seguir seu blog de agora em diante.
    Um abraço,
    C. Moreno

    ResponderExcluir
  2. Professor,

    Fico muito feliz que tenha gostado do blog!
    Tenha a certeza de que a sua opinião é muito importante para que eu possa me aprimorar e tornar o blog ainda mais interessante!

    Um abraço,
    Andréa

    ResponderExcluir